quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Maior feira de jogos da América do Sul bate recorde de público e já tem data marcada para 2011


A 3ª edição da Brasil Game Show superou as expectativas, passando de 30 mil visitantes e esgotando os ingressos nos dois dias (esperava-se cerca de 20 mil pessoas). Mesmo debaixo de sol quente e alta temperatura do lado de fora do evento, a fila dos aficionados por jogos eletrônicos dava voltas no enorme Centro de Convenções SulAmérica, onde aconteceu a feira. A variedade de jogos e a presença de expositores internacionais como Sony, Warner Bros, Blizzard e outros, que trouxeram muitas novidades, atraiu gamers de todos os estilos e idades, especialistas e curiosos. Logo na entrada no evento o público teve a oportunidade de conhecer, de forma didática e visual através do “Túnel do Tempo”, a história dos videogames, uma exposição do maior colecionador de games do Brasil e também organizador da feira, Marcelo Tavares. A nova geração, surpresa, indagava: “Videogame tinha fio?”. Foi nesse clima de inovação e aprendizado para os mais novos, que puderam ver como funcionavam os jogos há 40 anos, mas também de nostalgia e alegria dos mais velhos, que exclamavam: “Nossa, joguei muito Atari”, que a Brasil Game Show começou, no sábado, 20 de novembro e só terminou no dia seguinte, às oito da noite, com recorde de público, crítica positiva e repercussão em diversos veículos de comunicação.

A presença de especialistas nacionais e internacionais como Hector Sanchez, um dos produtores de arte do sangrento Mortal Kombat, o cartunista Maurício de Sousa, que revelou, durante coletiva de imprensa no stand do Grupo Seven novidades em 3D para personagens da Turma do Penadinho, além de Cristian Ribeiro, sócio do Boa Compra (loja de jogos online), Florian Jumah, produtor do jogo Tibia (de RPG via internet), Chris Hinojosa, Produtor do game Gran Turismo 5, um dos títulos mais aguardados para este final de ano, Bertrand Chaverot, Diretor da Ubisoft no Brasil, Andréas Stock, consultor com passagens por empresas como Activision e Intel, Esteban Clua, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador de Ciência e Computação e Pós-Graduação da Pontífica Universidade Católica (PUC-Rio), Anderson Gracias, diretor da divisão PlayStantion no Brasil, entre outros, deixaram as salas do mezanino do Centro de Convenções lotados.

Os stands da Sony, Blizzard, Warner, NC Games, Konami, Boa Compra e outros também estavam repletos de jogos e lançamentos, e da mesma forma curiosos e amantes de games. Com o PlayStation Movie a Sony atraiu milhares de visitantes. A Blizzard fez a final da disputa de StarCraft II, com direito a narradores e plateia. A Warner apresentou com exclusividade o ainda em construção Mortal Kombat 9, permitindo aos visitantes disputar com um dos produtores de arte da série, o simpático americano Hector Sanchez. A NC Games levou o jogo do Michael Jackson, com direito à sósia do artista. A Seven, único patrocinador nacional da feira, trouxe o Kinect, lançado no Brasil no início do mês, além do Campeonato de Pump it up!, o maior autorama do Brasil, com espaço para oito jogadores simultâneos e narrador, e os irmãos Piologo, criadores do Mundo Canibal, site de animações com mais de 4 milhões de exibições por mês no Youtube. 

As grandes distribuidoras de games também estarão na Brasil Game Show em outubro de 2011 e já asseguraram stands com ainda mais jogos, novos campeonatos, muito participação do público, arcades, simuladores, jogos casuais e inovação.

 Campeonato Nacional de games

O Campeonato Brasil Game Jam confinou durante 40 horas 10 equipes de diferentes universidades de todo o Brasil. O objetivo era desenvolver um jogo cujo tema só foi conhecido na hora: “Quem vai em busca de montes não se detém a recolher as pedras no caminho”, uma frase do escritor Paulo Coelho. Depois de passar por um júri composto por especialistas, representantes da imprensa e do Ministério da Cultura, que por uma hora jogaram todos os novos jogos sem saber por quem foram criados, a equipe da Universidade Anhembi Morumbi sagrou-se campeã, com o jogo “A Jornada de Miner”, levando para casa um PlayStation 3 e três jogos para cada participante.  O segundo lugar ficou para a Universidade de Curitiba, no Paraná, com o jogo “Corrida do ouro” e o terceiro colocado foi a Universidade Vale do Itaguaí (UNIVALE), com o jogo “Ice cream lover”. Todos os jogos serão disponibilizados no site do Brasil Game Show.

No concurso Gata Gamer, o público escolheu a menina Bayoneta, personagem de game de ação multiplataforma de mesmo nome. A primeira eliminatória aconteceu no sábado e a final no domingo. Além de beleza e simpatia, a gata entendia de game. A banda Mega Driver, primeira banda heavy metal nacional a interpretar músicas dos jogos, animou os fãs.

Edição 2011
O crescimento da indústria de games no Brasil é de 300% ao ano e é nesse cenário favorável que a Brasil Game Show se consagra como a maior feira do segmento na América do Sul, ficando atrás apenas do México. Em 2011 isso provavelmente vai mudar e a BGS deve se tornar a maior da América Latina. O crescimento também se reflete na quantidade de dias da feira, cinco no total, já agendados para 5, 6, 7, 8 e 9 de outubro. A expectativa é de 40 mil visitantes.
Outra confirmação inédita é a participação do Game Music Brasil - um concurso entre as melhores bandas de game music do país - e o já conhecido Video Games Live - concerto musical com orquestra tocando trilhas sonoras de videogames, de jogos nostálgicos e recentes.

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