quarta-feira, 25 de abril de 2012

Os Vingadores - Crítica

Por: Claudinei Costa

Os Vingadores
Heróis da Marvel se juntam num espetacular filme de fã para fã!

Depois de anos instigando a vontade dos fãs para assistir um blockbuster que reunisse tantos heróis de uma só vez, a Marvel finalmente traz a fórmula que talvez, daqui pra frente, se torne ainda mais comum nos cinemas.
Confesso que, na minha infância, nunca fui fã de carteirinha de heróis como Homem de Ferro, o estereotipado Capitão América, nem Thor e muito menos o Hulk. Mesmo que há anos atrás, tais heróis ganhavam cada vez mais status e evidência em todo mundo. Tentei assistir a desenhos animados antigos e ruins dos personagens, mas só me interessei mesmo pela excelente série live action do Incrível Hulk (que passou por aqui nos anos 80), com o finado Bill Bixby que se transformava na fúria verde para entrar em cena o gigantesco ator Lou Ferrigno.
Nem mesmo os péssimos filmes para o cinema do Capitão América, que brigavam com os primeiros filmes do Homem-Aranha, conseguiram a minha atenção e olha que, por incrível que pareça, tentaram juntar Hulk e Thor num único filme e os filmes de heróis estavam condenados.

A Marvel realmente revitalizou seus heróis no cinema e decidiu não perder mais tempo, mostrou para o público ótimos filmes como O Incrível Hulk, Homem de Ferro 1 e 2, Thor e Capitão América - O Primeiro Vingador. Depois de assisti-los, confesso que minha curiosidade aumentou ainda mais para conhecer a fundo a história dos heróis nos quadrinhos, mudando minha visão de anos atrás, fora isso, a Marvel adicionou um quesito a mais, desde sua primeira revitalização nas telonas, adicionou cenas após os créditos que levariam a empresa para grande empreitada, unir todos os últimos heróis apresentados ao público num único e grandioso filme chamado de: Os Vingadores.
O diretor/produtor Joss Whedon (já dirigiu séries como Firefly, Buffy, Angel e escreveu para diversos filmes) tinha nas mãos tarefas bem complicadas que confesso, jamais imaginaria que ele conseguisse. Whedon tinha como objetivo criar uma história que não decepcionasse os fãs dos heróis, também precisava trazer algo atrativo para levar toda a família ao cinema e talvez um dos problemas que poderia fazer com que toda a película fosse por água abaixo, tentar driblar o jogo de egos de um elenco estratosférico de grandes estrelas.
Eis que o diretor/produtor mostrou grande interesse e emplacou seu lado nerd na película, pois além de dirigir Os Vingadores, Whedon assina a história, usando não apenas seu coração e paixão pelos heróis, mas também sua inteligência para apresentar um filme atraente, enredo impecável e cenas de ação de tirar o fôlego.

Enredo Bem Elaborado
No filme, o maligno Loki, irmão de Thor, não perde tempo depois de ser derrotado em Asgard, arquiteta um plano para invadir a Terra e utiliza o Tesseract, aquele cubo cósmico visto em Capitão América - O Primeiro Vingador, nas mãos do Caveira Vermelha, lembra? O psicopata asgardiano se alia a um exército de outro mundo e dá as cartas para a invasão do planeta Terra.
Sem perder tempo, Nick Fury (Samuel L. Jackson), diretor da S.H.I.E.L.D. (traduzindo a sigla ao pé da letra fica algo assim: Quartel-general Supremo de Espionagem Internacional e Divisão de Execução da Lei) decide colocar em prática o protocolo Os Vingadores, para unir os heróis em que manteve contato nos filmes anteriores para treiná-los e fazer com que trabalhem em grupo para um bem maior, a salvação do planeta.

Tony Stark (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), Bruce Banner (Mark Ruffalo), Capitão Steve Rogers (Chris Evans), Viúva Negra (Scarlet Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) não são grandes exemplos de equipe, mas com o decorrer do filme e com a ajuda de Nick Fury e seus agentes (com uma pequena e importante participação do agente Phil Coulson), o time se alinha para lutar contra a maior ameaça, a invasão de Loki e seu exército alienígena.


A história principal não traz nada de novidade, a eterna luta entre o bem e o mal, com uma adição de uma invasão alienígena desencadeada em Manhattan. Clichê demais, mas afinal, é um filme de super-heróisa americanizado, não é?
Uma Verdadeira Bomba Relógio
Certo de que todos os heróis já foram apresentados ao público com seus respectivos filmes, o diretor não perdeu tempo com esse problema, precisou apenas criar uma empatia entre os personagens e se preocupou também em não jogar cenas de ação a cada minuto na tela para trabalhar o diálogo e mostrar o lado humano de cada um dos heróis. Isso fica bem evidente já nos primeiros 30 minutos de filme, fato que deixa uma expectativa no público para ver o que realmente a equipe pode fazer juntando suas forças. Espere encontrar também aquelas situação bem a cara da Marvel em que os heróis, antes de virarem amigos, se digladiam de uma forma bem violenta.


As atuações são ótimas, destaque para o ator Tom Hiddlestone, que vive Loki, irmão de Thor e encabeça a invasão inimiga. Tom nos presenteia com um vilão frio, calculista e que traz em seu espírito um ódio mortal, um complexo de inferioridade assustador, características que o tornam um psicopata de primeira e arrisco dizer, Loki entrará no Hall dos vilões mais odiados de todos os tempos ao lado do famoso Darth Vader.
O restante do elenco traz o que já foi visto nos filmes anteriores e, como o tratamento de personagens ficou igual para todos, é difícil dizer qual deles se comportou melhor durante as filmagens, mas Robert Downey Jr., afinado como sempre, mostrou uma empatia ainda maior com todos os atores, pois o Tony Stark, afinal, o ator é um dos mais velhos do elenco e não se importou em receber ordens, e cumpri-las, dos mais novos, como Chris Evans. Apesar de ser um novato no universo dos heróis, Mark Ruffalo não faz feio e mostra a sua versão do gigante esmeralda e arrisco dizer que o Hulk de Ruffalo, é o melhor já retratado nas telonas.

O diretor tinha em mãos uma verdadeira bomba relógio, não apenas de egos inflados com grandes nomes de estrelas em seu filme, mas tinha também que driblar as armadilhas para alinhar os heróis e seus verdadeiros papéis dentro de Os Vingadores.
Felizmente Whedon conseguiu criar um filme espetacular e surpreendente com tantos elementos críticos envolvidos numa produção. Durante as duas horas em que a película rolou pela tela, presenciei épocas áureas dos quadrinhos e me vi folheando um gibi gigante durante as cenas de ação que se desenrolaram em Os Vigadores. O diretor criou uma grande homenagem aos gibis que mexem com nossa imaginação e ao mesmo tempo conseguiu estampar sorrisos nos rostos de quem nem imagina o que é um gibi. Ponto para Whedon, pois entregou um filme para todo tipo de fã, seja dos heróis ou de um bom filme de ação.

Efeitos de Primeira
Como todo bom filme arrasa-quarteirão, Os Vingadores é um prato cheio para quem curte os mais sofisticados efeitos especiais, mas não espere encontrá-los a cada dois minutos na tela, a computação gráfica é utilizada de forma inteligente e ágil.
Mas não estamos falando de um filme que juntará personagens e cenas em CG de uma guerra contra um exército alienígena? Sim, e apesar do grande apelo para utilização dos efeitos em computação gráfica, o espectador não enjoa e degusta cada cena de ação em que eles aparecem.

Já as cenas de batalha são rápidas e ágeis, claro que os exageros estão presentes, mas não atrapalham o desenrolar das lutas e da história. O mais interessante é que Joss Whedon se preocupou em dar grande importância aos poderes de cada personagem para trazer um equilíbrio à equipe e manter o espectador grudado com os olhos na tela torcendo para que um dos heróis entre na cena e mostre do que é capaz.
As tomadas com efeitos especiais durante as cenas de ação são bem orquestradas e possuem grande profundidade. Já as cenas em takes abertos são incríveis e a fotografia também faz a sua parte em mostrar a cidade totalmente destruída, ruas desoladas e prédios desabando por todos os lados. Enfim, a ideia de caos total é bem utilizada na parte final da película e bem trabalhada pelos técnicos em efeitos especiais.

Destaques para as lutas enfrentadas por Hulk e toda a destruição causada pela fera e, o encontro da criatura com Loki é algo que já vale o ingresso!
Conclusões Finais
Os Vingadores é um daqueles filmes para ser visto e revisto e qualquer fã contará os dias para colocar as mãos na versão em Blu-ray. Claro que existem algumas inconsistências dentro do roteiro, mas nada que atrapalhe o desenrolar da película.


Se você ainda não assistiu aos filmes anteriores dos heróis Homem de Ferro, Thor e Capitão América - O Primeiro Vingador ficará literalmente boiando em algumas questões apresentadas no filme. É altamente indicado fazer uma maratona de heróis em DVD ou Blu-ray para depois encarar a aventura definitiva em Os Vigadores.
Enfim, o novo filme da Marvel será um grande sucesso nos cinemas e pode ameaçar a hegemonia da maior bilheteria da concorrente DC, de Batman: O Cavaleiro das Trevas. O filme traz grandes atuações com um elenco de primeira, as tiradas engraçadíssimas estão presentes assim como cenas de ação de tirar fôlego com efeitos visuais caprichados. Lembrando que a crítica se baseia apenas na versão 2D.

Se você é fã, o diretor também preparou algumas surpresas em Os Vingadores. Preste bastante atenção em todas as cenas para encontrar referências vistas nos quadrinhos como o porta aviões voador da S.H.I.E.L.D., entre outros presentes e não deixe o cinema quando a aventura terminar. Durante os créditos, como de praxe, a Marvel apresenta uma grande surpresa! Vida longa aos Vingadores!
No elenco estão Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Mark Ruffalo (Hulk), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Clark Gregg (Agente Coulson), Cobie Smulders (Maria Hill), Tom Hiddleston (Loki), Stellan Skarsgard (Dr. Selvig) e Amanda Righetti (agente da S.H.I.E.L.D.). Os Vingadores estreia no dia 27 de abril de 2012.

Confira abaixo novas imagens e alguns clipes legendados do filme!

Acesse também nossas mídias digitais:
Twitter:
www.twitter.com/start_play
Facebook: www.facebook.com/revistastartplaystation
Youtube: www.youtube.com/startplaystation
Site: www.revistastart.com.br/revistastar











Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir