sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sony apoia Brasil Game Jam


O concurso é uma iniciativa da Brasil Game Show para promover o desenvolvimento nacional de Jogos Eletrônicos. O game vencedor será disponibilizado no site do evento e cada vencedor ganhará um PS3 com três títulos

Dormindo em seu próprio saco de domir e desenvolvendo um jogo sem parar. É dessa forma que vão estar 10 equipes durante 40 horas no Brasil Game Jam, que será realizado durante a Brasil Game Show. Em uma competição inusitada, equipes formadas por três alunos de universidades de todo o Brasil vão desenvolver jogos digitais. A atividade será coordenada pelo Professor Esteban Clua, da Universidade Federal Fluminense/RJ. "Essa disputa é uma ocasião onde surgem grandes talentos. É uma chance que os alunos têm de mostrar que são capazes", garante o coordenador do Game Jam. Segundo ele, é possível fazer um jogo casual com começo meio e fim, mas sem elementos artísticos. "Os vencedores terão que mostrar ideias de jogabilidade inovadora", dá a dica.

A disputa ocorrerá entre os dias 19 e 21 de novembro, em um espaço reservado no Mezanino do Centro de Convenções SulAmérica. No local, serão disponibilizados computadores, equipamentos auxiliares e todo suporte necessário para realização da competição e a equipe ganhadora será premiada com um PlayStation 3 nacional e três jogos (God of War 3, Uncharted e Gran Turismo Prologue) para cada participante.

O tema dos jogos desenvolvidos será sorteado no início da competição e nenhuma equipe receberá informações preliminares. O julgamento do melhor trabalho será feito por um juri composto por diversos representantes da indústria de games, da imprensa especializada e da academia, baseados nos seguintes critérios: Grau de inovação do jogo; Trabalho em equipe; Gameplay (jogabilidade) e Acabamento. O jogo vencedor ficará disponível para download no site do evento.

A ferramenta para desenvolver os jogos será somente o Unity 3D, fornecido pela Organização da Competição. Porém, os participantes poderão usar qualquer ferramenta de licença gratuita, para modelagem e edição de imagens, sendo eles mesmos, os responsáveis por levarem a instalação. Se alguma equipe usar qualquer ferramenta “pirata” será desclassificada automaticamente.

As inscrições vão até o dia 10 de novembro e apenas 10 instituições de ensino poderão participar. Maiores informações estão no site www.brasilgameshow.com.br.

Até o dia 19 de novembro os ingressos serão vendidos a um valor promocional de R$20 para a meia entrada antecipada - válida para estudantes, usuários com cartão do Metrô Rio e também para todos que doarem 1kg de alimento não perecível para a Casa Ronald McDonald, instituição que apoia e humaniza o tratamento de câncer infanto-juvenil. Quem vem de fora do Rio de Janeiro ainda pode se beneficiar com algumas parcerias feitas entre a BGS e empresas como a Gol Linhas Aéreas que fornece 17% de desconto para os visitantes da Brasil Game Show 2010 e também para as viações 1001, Cometa e Catarinense que realizam a ligação rodoviária para o Rio de Janeiro com condições diferenciadas para os participantes da feira. Para comprar pela internet, é possível adquirir ingressos através do web site da Ticketronic em www.ticketronic.com.br.

Sobre a Brasil Game Show
A Brasil Game Show é a maior Feira de Games da América do Sul. Em sua terceira edição, o evento tem a expectativa de reunir cerca de 20 mil visitantes entre os dias 20 e 21 de novembro no Centro de Convenções SulAmérica no Rio de Janeiro. Serão 60 stands em oito mil metros quadrados de área. Entre as empresas participantes confirmadas estão a Sony, Seven Computação Gráfica, NC Games, Warner Bros., Eletronic Arts, Codemasters, Boa Compra Games e Casa Ronald McDonald. Site oficial: www.brasilgameshow.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário