terça-feira, 6 de setembro de 2011

Manobras Incríveis de Ken Block nos Estúdios da Universal

 
Piloto participa de um drifting de tirar o fôlego a bordo de um Ford New Fiesta e homenageia filmes clássicos

Um dos maiores sucessos no YouTube em 2010, com mais de 36 milhões de acessos, a série "Ken Block e DC Gymkhana THREE" traz agora um novo capítulo. Dirigido por Ruben Fleischer, mesmo diretor de “Zumbilândia” e “30 Minutos ou Menos”, "Ken Block's Gymkhana FOUR" foi filmado na Universal Studios, em Hollywood, e atingiu mais de 1 milhão de acessos no YouTube em menos de 24 horas.

O vídeo faz tributo a filmes clássicos como De Volta para o Futuro, Aliens, Top Gun e Terminator, ao mesmo tempo em que leva o público a um passeio pelos sets de filmagem de Tubarões, Psicose e Guerra dos Mundos. Nele, Ken Block, que estreou como piloto profissional em 2005 e há três anos lançou o vídeo Gymkhana Practice, faz acrobacias incríveis à bordo de seu New Fiesta 2011 H.F.H.V. de rally, com 600 hp e projetado para ir de 0 a 100 km/h em 1,9 segundo. O piloto aproveitou a oportunidade para ampliar os limites do carro: manobra em volta de uma série de obstáculos, faz curvas em 180 e 360 graus e "slaloms", sempre levando a velocidade e frenagem ao limite, numa definição perfeita do que é diversão ao volante.

A parceria entre o piloto e a Ford está em seu segundo ano e os comentários de satisfação vêm dos dois lados. "O New Fiesta H.F.H.V. é o carro mais avançado que já tive. Ele faz tudo o que eu quero na Gymkhana e ainda pode se transformar em um carro de rally ou rallycross. Isso é estupendo. Não demos moleza para ele nas filmagens e ele estava pedindo mais.", diz Block.

Jim Farley, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford, também não poupa comentários: "Ken Block é um dos pilotos da Ford mais populares da história. Sua legião de fãs o segue em qualquer programa que ele esteja envolvido. Não existem muitas personalidades na cultura pop capazes de gerar dezenas de milhões de acessos no YouTube, muito menos no automobilismo. A habilidade de Ken em se conectar com o público não tem paralelo e a Ford está orgulhosa de tê-lo no nosso time."

O New Fiesta H.F.H.V usa a mesma plataforma do carro de produção em série. O comportamento ágil e a carroceria com aço de boro de ultra-alta resistência são ideais para as exigências desse tipo de manobra. Outra prova da qualidade dessa plataforma é a escolha do New Fiesta como carro oficial da Ford no Campeonato Mundial de Rally, no Campeonato Global RallyCross e no RallyCross Europeu.

E se você é fã de velocidade, não deixe de assistir ao vídeo e, depois de presenciar as manobras de alto risco de Ken Block, dá até vontade de arriscar algumas manobras no imperdível game Dirt 3 para o PlayStation 3, não? Confira!

O que é Gymkhana?
A Gymkhana, estilo de pilotar em "drifting" (derrapagem) que se tornou famoso em filmes como Velozes e Furiosos, foi desenvolvida no Japão e é feita tipicamente em circuitos fechados. "[A Gymkhana] é uma das coisas que eu realmente adoro fazer", diz Block.

Sobre o New Fiesta H.F.H.V.:
O New Fiesta H.F.H.V (Hybrid Function Hoon Vehicle) ganhou este nome por ter uma construção especial que permite mudar sua configuração para diferentes categorias: Gymkhana, Rally e Rallycross.
O seu chassi é baseado no New Fiesta RS do Campeonato Mundial de Rally. Para atender a potência exigida pelo Rallycross e pela Gymkhana, o motor 1.6 foi substituído por um 2.0 Pipo Moteurs de quatro cilindros, que gera 600 hp de potência com o uso do restritor de 45 mm. Com motor 2.0, o New Fiesta H.F.H.V. não pode competir no Mundial de Rally, mas o restritor de 34 mm permite sua participação no Rally America.

A tração nas quatro rodas é projetada pela Sadev, com transmissão sequencial de 6 velocidades e três diferenciais ajustáveis. Diferentes relações de marcha são usadas para cada um dos três modos. Para se ajustar a cada tipo de piso, a suspensão especial Reiger ganhou diversas calibrações.
O tempo necessário para cada transformação varia de algumas horas a um dia inteiro de trabalho. As configurações Rallycross e Gymkhana são as mais parecidas, mas cada estilo exige mudanças na relação de câmbio e suspensão, além de combinações especiais de rodas e pneus e mapas de calibração do motor.

A conversão para Rally exige ainda a relocação de todo o sistema de refrigeração da parte de trás para a frente do carro, um conjunto de freios menor, a adição de banco para o co-piloto, turbo menor e faróis funcionais, não existentes nas outras versões.

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