terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bizarre Creations Está Fora de Negócios

Produtora de Blur afirma ter errado por 4 anos seguidos

Na sexta-feira, 18 de fevereiro deste ano, a Bizarre Creations vai fechar os seus estúdios definitivamente. A produtora, que criou cerca de 20 jogos em 15 anos, já chegou a ter 200 funcionários em seu auge.

O game mais importante para a história da empresa foi Formula 1 '97, para o PlayStation 1, responsável por levantar a economia da mesma, atingindo grande sucesso.

Desde então, os games de corrida foram seu foco principal. Quem não se lembra de Metropolis Street Racer, para o Dreamcast? No entanto, os últimos anos não foram bons para a Bizarre, com vendas tão fracas que não foi mais possível sustentar o estúdio, situado na Inglaterra.

O último game a ser lançado pela companhia foi Blur, para o PS3, PC e X360, já produzido em conjunto com a Activision, numa tentativa de "salvar" as finanças da Bizarre. O título era considerado crítico para a mesma, afinal seria oprincipalproduto na sua vitrine da atual geração.

Infelizmente, Blur não atingiu o sucesso, tendo concorrido com títulos como Red Dead Redemption e Split/Second no mesmo período de seu lançamento. Um dos funcionários comentou anonimamente: "Não tínhamos ideia do que fazer(...) O problema foi que fizemos Blur: carros reais em cidades realistas com... "power-ups". (...) nós nem sabíamos como vendê-lo ou para quem vendê-lo".

A Activision tentou, por algum tempo, vender a equipe da Bizarre Creations para alguma outra companhia maior, sem sucesso.

2 comentários:

  1. Que pena :( Gostei bastante de Blur... Vcs gostaram?

    ResponderExcluir
  2. Oi Mateus! Sim, nós nos divertimos fazendo o Guia de Pilotagem dele... a Bizarre era realmente um bom estúdio, ficamos tristes com o fechamento.

    ResponderExcluir