domingo, 15 de maio de 2011

S.O.S. PlayStation Network - Parte 6: Restauração já foi Iniciada

 A Sony fortalece seu sistema e pede desculpas aos usuários mais uma vez

Depois do blackout total da PlayStation Network e serviços Qriocity da rede online, a Sony se apressou em correr atrás do prejuízo, procurar os culpados, se desculpar pelo transtorno causado a mais de 77 mil usuários cadastrados e fortalecer seus serviço o mais urgente possível.

Depois de mais de um bom tempo fora do ar, os serviços da PSN e Qriocity estão sendo restaurados gradativamente. No último comunicado da empresa, a Sony esclarece algumas dúvidas e direciona o usuário a atualizar a firmware do seu aparelho e cadastrar uma nova senha. Confira a nota e vamos ao que interessa:

A Sony Corporation e a Sony Computer Entertainment (SCE) anunciaram que Sony Network Entertainment International (SNEI, a companhia) iniciou no último dia 15 (de maio) a restauração, escalonada por região, dos serviços da PlayStation®Network e do Qriocity. A restauração escalonada se dará país a país, iniciando-se nas Américas e depois na Europa, Austrália, Nova Zelândia e no Oriente Médio.

A primeira fase de restauração dos serviços para estes países e regiões incluirá:

- Sign-in na PlayStation®Network, incluindo a redefinição de senhas.
- Restauração de modo online para todos os jogos do PS3 e PSP.- Playback de conteúdo de vídeo alugado no PS3, PSP e MediaGo, caso ainda esteja dentro do período de locação do Serviço de Locação de Vídeo da PlayStation Network.
- Music Unlimited via Qriocity no PS3 e PC para os atuais assinantes.
- Acesso a serviços de terceiros como Netflix, Hulu, Vudu e MLB.tv.
- Categoria “Amigos” no PS3, incluindo Lista de Amigos, Funcionalidade do Chat, Comparação de Troféus, etc.
- PlayStation Home.

Aumento das Medidas de Segurança
Em razão de um ataque cibernético criminoso ao data center da companhia em San Diego, Califórnia, EUA, a SNEI desligou em 20 de Abril os serviços da PlayStation Network e do Qriocity, para que a companhia pudesse ser submetida a uma investigação e para realizar melhorias na segurança geral da infraestrutura de sua rede. A companhia, trabalhando em conjunto com diversas respeitadas empresas terceirizadas de segurança, implantou novas e adicionais medidas que fortalecem as salvaguardas contra atividades não autorizadas e proporcionam aos consumidores maior proteção de suas informações pessoais.

A companhia implantou consideráveis aprimoramentos em segurança de dados, incluindo a atualização e a adição de tecnologias avançadas de segurança, monitoramento adicional de software e testes de vulnerabilidade à invasão, além de níveis mais elevados de criptografia e firewalls adicionais. A companhia também incluiu diversas medidas à infraestrutura de sua rede, tais como um sistema de alerta prévio para padrões de atividade incomuns que possam sinalizar uma tentativa de comprometer a rede.

“Eu gostaria de expressar meu profundo pesar pelo inconveniente que este incidente causou a vocês e gostaria de agradecer a todos pela paciência que tiveram enquanto realizamos o processo de restauração”, declarou Kazuo Hirai, Vice Presidente Executivo da Sony Corporation. “Não posso agradecê-los o suficiente por sua paciência e apoio durante esse período. Sabemos que até os clientes mais leais ficaram frustrados por esse processo e estão ansiosos para a utilizar seus produtos e serviços Sony novamente. Estamos realizando ações agressivas em todos os níveis para abordar os problemas levantados por este incidente e estamos tornando a proteção de dados de consumidores um compromisso permanente em toda a empresa”.

“Durante os últimos 18 meses pudemos observar um aumento dramático no volume de ataques cibernéticos, na sua sofisticação e em seu impacto nos negócios. Frustrar crimes cibernéticos requer uma abordagem evolutiva à segurança que seja bem integrada, reduza a exposição ao risco e melhore a eficiência”, afirmou Francis de Souza, Vice-Presidente Sênior do Enterprise Security Group da Symantec. “Hoje os ataques cibernéticos estão se tornando mais secretos, mais específicos e melhor organizados que aqueles que vimos nos últimos anos. Em nosso trabalho junto à Sony na modificação de seu data center, ficou claro que estão implantando medidas para reduzir a evolução dos riscos de segurança”.    

Como medida adicional, Fumiaki Sakai, presidente da Sony Global Solutions Inc. (SGS), foi designado Executivo Chefe de Segurança de Informações (CISO) interino da SNEI. Além de seu cargo atual na SGS o Sr. Sakai, em sua função na SNEI, trabalhará para reforçar ainda mais a segurança geral de informações em toda a infraestrutura de rede de toda a empresa. O executivo liderará o esforço de recrutamento na busca de um novo e permanente CISO para a SNEI. No cargo de CISO o Sr. Sakai responderá a Tim Schaaf, presidente da SNEI, assim como a Shinji Hasejima, CIO da Sony Corporation.  

“Embora compreendamos a importância de colocar nossos serviços novamente online, não nos precipitamos para fazer isso à custa de testarmos extensiva e agressivamente nossas medidas de aprimoramento de segurança. A segurança de nossos clientes continua nossa prioridade número um”, prosseguiu Hirai. “Desejamos assegurar aos nossos clientes que suas informações pessoais estão sendo protegidas com a melhor tecnologia de segurança disponível no momento, para que todos se sintam confortáveis ao aproveitarem todos os serviços oferecidos pela PlayStation Network e pelo Qriocity”.

Já foi iniciada a restauração dos serviços nas Américas, Europa, Austrália, Nova Zelândia e no Oriente Médio, e os consumidores poderão aproveitar algumas das funcionalidades online dos serviços tanto da PlayStation Network como do Qriocity. A restauração escalonada no Japão e em outros países e regiões da Ásia será anunciada oportunamente. A companhia espera ter os serviços plenamente restaurados até o final de Maio de 2011.

A companhia estará oferecendo aos clientes um pacote de boas vindas “Welcome Back” de serviços e de conteúdo Premium a todas as contas registradas para os serviços da PlayStation Network e Qriocity. Os detalhes deste programa serão anunciados brevemente em cada região.

Para mais informações a respeito dos serviços da PlayStation Network e do Qriocity e sobre a sua restauração, visite http://blog.latam.playstation.com.

BLOG POST – Publicado Sábado (14/05)

Jogue agora – A restauração da PSN começa agora

+ Postado por Mark Stanley, Gerente Geral para América Latina.

 Obrigado por sua paciência e incentivo ao longo das últimas semanas. Conforme explicado na postagem anterior de hoje, você pode agora atualizar o firmware de seu PS3 e alterar sua senha. Kazuo Hirai acabou de anunciar que já iniciamos a fase de restauração de alguns serviços por região, começando pela funcionalidade de jogos online em modo multiplayer.

Por favor note que estes serviços levarão algum tempo para estarem ativados e disponíveis para toda a região. O processo já foi iniciado e alguns países estão sendo restaurados agora, portanto tenha paciência até chegarmos a você.

Nesse meio tempo, esta é uma boa hora para você atualizar seu firmware do PS3 e alterar sua senha, lembrando que ambas as providências são obrigatórias para ficar novamente online.

BLOG POST – Publicado Sábado (14/05)

+ Postado por Mark Stanley, Gerente Geral para América Latina.

Temos trabalhado na nova atualização de software para o PS3, que requer que todos os usuários da PSN troquem suas senhas assim que for restaurada a PlayStation Network. A atualização (v3.61) é obrigatória e já está disponível. Note que sua senha poderá ser alterada através de seu PS3, ou acessando o gerenciamento de conta em um web browser em https://store.playstation.com/login.gvm.

Como medida adicional de segurança, se você estiver utilizando um PS3, sua senha somente poderá ser alterada em seu próprio PS3 (ou no PS3 no qual sua conta na PSN foi ativada). Se você nunca baixou qualquer conteúdo utilizando sua conta no sistema, uma mensagem de e-mail será enviada a você para o endereço cadastrado como seu ID de acesso (endereço de e-mail) associado com sua conta quando você acessou pela primeira vez o PSN. Essa mensagem conterá um link que permitirá que você altere sua senha. Clique no link contido na mensagem e siga as instruções para alterar sua senha. Assim que você tiver alterado sua senha, você poderá acessar sua conta usando a nova senha. Os usuários do PlayStation Portable poderão alterar suas senhas acessando o gerenciamento de conta no endereço acima. Recomendamos que todos os assinantes do PSN com PS3 atualizem seus sistemas para estarem preparados para o momento em que a PlayStation Network ficar novamente online. Esta atualização é um passo crítico para tornar o PlayStation Network significativamente mais seguro. Obrigado por seu apoio contínuo e por sua paciência.

De volta à redação
Não deixe de acessar a PSN e sem medo de ser feliz! Nos encontramos lá para disputas online emocionantes! Tá esperando o que?? Informe seu usuário nos comentários, diga qual jogo possui e vamos nos divertir!

Grande abraço de toda a redação e agradecemos também a toda a atenção e disposição da Sony global para resolver o problema. Desejamos sorte para encontrar os culpados e que isso não volte mais a acontecer!

Um comentário:

  1. Só falta o e-mail chegar para mim que eu ja posso voltar a jogar online! Pois aqui ja voltou!

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