quinta-feira, 28 de abril de 2011

S.O.S. PlayStation Network - Parte 3

Sony disponibiliza um documento oficial com perguntas e respostas para esclarecer a invasão em sua rede online

Após uma semana de transtornos, a Sony resolveu dar um parecer sobre os últimos acontecimentos envolvendo a Playstation Network que ficou fora do ar e prejudicou milhares de usuários. Se bem que, mesmo depois das explicações básicas, muitos usuários ainda estão com a pulga atrás da orelha. Confira as respostas sobre as principais dúvidas depois do apagão que derrubou o sistema online da empresa. Com vocês, a Sony:

Primeiramente, queremos mais uma vez agradecer por sua paciência. Sabemos que o incidente causado na quinta-feira passada (21/04) com a PlayStation Network levando consecutivamente à interrupção do Qriocity foi frustrante para todos os usúarios. Muitas pessoas estão descontentes devido ao ocorrido, e por isso estamos tomando medidas para tornar nossos serviços mais seguros do que antes. Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniência ou preocupação que este problema tenha causado, e tenham a certeza de que estamos trabalhando para obter os serviços online novamente o mais rápido possível.

Nós recebemos uma série de perguntas e comentários relativas à intrusão criminosa em nossa rede. Gostaríamos de abordar algumas das perguntas mais comuns que recebemos hoje e também vamos continuar postando atualizações em nosso blog com informações adicionais nos próximos dias. Estamos lendo todo os comentários e ouvindo suas sugestões. Por favor, continuem participando.

 A Sony trabalha com a aplicação da lei sobre este asunto?
Sim, estamos trabalhando atualmente com a aplicação da lei sobre este assunto, bem como uma empresa de segurança reconhecida tecnologia para conduzir uma investigação completa. Este ataque mal-intencionado contra o nosso sistema e contra os nossos clientes é um ato criminoso e estamos procedendo de forma agressiva para encontrar os responsáveis.

Meus dados pessoais foram criptografados?

Todos os dados foram protegidos e o acesso era restrito, tanto físico como através do perímetro e segurança da rede. O quadro completo do cartão de crédito foi criptografado e não temos nenhuma evidência de que os dados dos cartões de crédito foram roubados. A tabela de dados pessoais, que é um conjunto de dados em separado, não era criptografado, mas estava, é claro, por trás de um sistema de segurança muito sofisticado que foi violado no ataque hacker.

Os dados do meu cartão de crédito foram roubados?
Embora todas as informações de cartão de crédito armazenadas no nosso sistema são criptografadas e não há nenhuma evidência neste momento que os dados de cartões de crédito foram roubados mas, não descartarmos a possibilidade. Se você forneceu seus dados de cartão de crédito através da PlayStation Network ou Qriocity, em outra instância, avisamos que o seu número de cartão de crédito (excluindo o código de segurança) e data de validade podem não foram obtidos, pois nós nunca pedimos este tipo de informação para se juntar a PSN ou Qriocity, portanto os dados não foram guardados em nenhum lugar do nosso sistema.  

Que passos devo tomar neste momento para ajudar a proteger os meus dados pessoais?

Para sua segurança, nós encorajamos você a ficar de olho em seu e-mail, telefone e, porteriormente nos emails estranhos que podem levar a possíveis golpes, que solicitam informações pessoais ou confidenciais.A Sony não irá contatá-lo de qualquer forma, inclusive por e-mail, solicitando o número do seu cartão de crédito ou outras informações pessoalmente identificáveis. Se certos dados forem solicitados, tenha a certeza de que não é a Sony. Quando a PlayStation Network e serviços Qriocity forem totalmente restaurados, recomendamos também que você faça o logon e altere sua senha. Além disso, se você usar o seu nome de usuário ou senha da PlayStation Network ou Qriocity de outros serviços não relacionados, ou de contas, nós recomendamos que você troque, por motivos de precaução contra possíveis roubos de identidade ou outras perdas financeiras, nós reforçamos que os usúarios mantenham-se vigilantes para rever as demonstrações de suas respectivas contas e monitorar seus relatórios de crédito.

E se eu não sei quais cartões de crédito eu tenho associado à minha conta na PlayStation Network?
Se você adicionou fundos à sua carteira da PlayStation Network no passado, você deve ter recebido um email de confirmação de "DoNotReply@ac.playstation.net" no endereço de e-mail associado à sua conta. Este e-mail teria sido enviado para você imediatamente depois que você adicionou os fundos e conterá os quatro primeiros dígitos e os quatro últimos dígitos do seu número de cartão de crédito. Você também pode verificar as suas declarações anteriores de cartão de crédito para determinar qual cartão foi anexado à sua PlayStation Network ou contas Qriocity.

Quando e como posso mudar a minha senha da PlayStation Network?

Estamos trabalhando em uma nova atualização do software de sistema que vai exigir que todos os usuários alterem suas senhas pelo menos uma vez. Nós forneceremos mais detalhes sobre a nova atualização em breve.

Todos os usuários da PlayStation Network e Qriocity foram notificados da situação?
Além de alertar os meios de comunicação e divulgação de informações sobre a situação, em nosso blog, também enviamos e-mails diretamente a todos os 77 milhões de contas cadastradas. É preciso um pouco de tempo para enviar emails, mas este processo está em curso desde o dia 26/04. Neste momento, a maioria dos emails foram enviados e nós antecipamos que todas as contas registradas receberão tais notificações. Os consumidores também podem visitar www.us.playstation.com/support e www.qriocity.com para mais informações sobre o assunto. Além disso, tomamos medidas para disseminar informações sobre este assunto nos meios de comunicação para que os consumidores sejam informados.

Quando é que a PlayStation Network e Qriocity estará de volta online?
Nossos funcionários estão trabalhando dia e noite para restaurar as operações o mais rapido possível e esperamos ter alguns serviços funcionando dentro de uma semana a partir do dia 27/04. No entanto, queremos deixar bem claro que só vamos restaurar as operações quando estivermos confiantes de que a rede é segura.


Qual a providência que a Sony está tomando para identificar os responsáveis pela intrusão da PNS e talvez pelo roubo de informações pessoais?
Nós contratamos uma reconhecida empresa de segurança terceirizada para investigar este incidente e nos ajudar nos esforços contínuos para proteger as informações pessoais de todos os nossos clientes.

Um comentário: